NOTICIAS

Parceria Votorantim pela Educação promove mobilização social em Aripuanã

   13/07/2017
Fonte: Assessoria   

O ato simbólico fez parte do Ciclo 2 do PVE, que deu continuidade às discussões sobre a requalificação dos espaços escolares

 

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) - iniciativa da Votorantim Metais, com o apoio do Instituto Votorantim - realizou o segundo ciclo de atividades do ano em Aripuanã, na última semana de junho. Ao longo da semana foram dadas continuidade às discussões sobre a requalificação dos espaços escolares para que esses possam propiciar aprendizagens mais qualificadas aos alunos.

 

O início do segundo ciclo foi marcado com um ato simbólico, que ocorreu na Praça do Planalto, com o objetivo de engajar moradores e poder público sobre a importância da revitalização do local. Também foram realizadas atividades com os alunos da rede pública municipal para a retomada do Desafio Criativos da Escola, realizado no primeiro ciclo.

 

O consultor do PVE, Fernando Mendes, explica que, entre as atividades, foi debatido o diagnóstico feito no primeiro ano do PVE sobre como os alunos e professores avaliam os espaços públicos. “A partir desse diagnóstico, discutimos quais são as ações que precisam ser realizadas e como eles devem se organizar isso”, pontuou.

 

Na avaliação da coordenadora da educação infantil do município, Jocelaine Alves Paes, o trabalho desenvolvido pelo PVE tem proporcionado ótima aceitação por parte dos diretores e trazido bons resultados. “Já é visível a transformação nas escolas, pois a maioria dos professores está mudando a forma de trabalhar e os alunos estão todos mobilizados”, considerou. Além disso, segundo ela, o projeto veio em um momento oportuno, já que as ações treinam o olhar dos educadores, no sentido de aproveitar da melhor maneira a infraestrutura que a escola disponibiliza.

 

Em Aripuanã, a temática escolhida para o ano foi “O espaço escolar como ambiente de aprendizagem”. A abordagem foi definida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) para aumentar a capacidade das escolas de despertarem o interesse dos alunos e combater a evasão escolar.

 

“As ações do PVE, somadas à participação ativa dos mobilizadores e comunidade, têm trazido resultados que mostram o aprimoramento das políticas municipais de educação, por meio do fortalecimento das competências dos gestores educacionais e escolares”, destaca Sérgio Oliveira, consultor de Responsabilidade Social da Votorantim Metais.

 

Criativos da Escola - Como no ano passado, os alunos também são convidados a participar do desafio Criativos da Escola, promovido pelo Instituto Alana. Esse concurso propõe que eles criem projetos para solucionar problemas do cotidiano, testem as alternativas e compartilhem a experiência. No final, será escolhido um destaque municipal, que recebe uma premiação em dinheiro, e um destaque nacional do PVE. São selecionados outros dez destaques gerais pelo Instituto Alana. Os onze premiados nacionalmente ganharão uma viagem ao Rio de Janeiro, no mês de dezembro.

 

Sobre o PVE - O programa vem sendo desenvolvido no Brasil desde 2008, em alinhamento às prioridades do Ministério da Educação (MEC) e possui impacto positivo comprovado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de Educação. Além de Aripuanã, o PVE está presente em 53 municípios brasileiros, na edição de 2017, número que ultrapassa o triplo de cidades envolvidas no ano anterior.

Comentários
Noticias Relacionadas
Publicidade
Facebook
Parceiros
Marli aparecida Dos Santos

meu nome é Marli Aparecida dos Santos moro em Ivinhema mato grosso do sul e estou a procura do meu irmão José Rogério dos santos que não temos noticias desde 2007.Por favor se alguém souber ou tiver alguma noticia favor entrar em contato pelo telefone (067) 9671-3411 Marli ou (67)9989-2917 Edvando. Muito obrigada