olmi
NOTICIAS

Exportações do agronegócio terão menos burocracia

   03/01/2017
Fonte: Universo Agro    

As exportações do agronegócio terão menos burocracia e consequentemente ganharão maior agilidade a partir da assinatura de nova portaria entre a Receita Federal e a Secretaria de Defesa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A assinatura do documento foi feita no dia 13 de dezembro, pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Eduardo Rangel, durante evento realizado em São Paulo (SP).

A portaria permitirá que empresas ligadas ao agronegócio, que cumpram os requisitos do Programa OEA (Operador Econômico Autorizado) de reconhecimento mútuo entre países, tenham maior facilidade, menor burocracia e custos reduzidos em operações alfandegárias do comércio internacional.

“Graças a essa iniciativa, nós formalizaremos a primeira ação efetiva do Projeto OEA Integrado, que concretiza o terceiro pilar do Programa OEA brasileiro, que é a integração das aduanas com as agências e órgãos governamentais”, salientou Jorge Rachid, secretário da Receita Federal, lembrando que os outros dois pilares do Programa são: a interação entre aduanas de países diferentes e a integração das aduanas com o setor privado.

“Para nós do Ministério da Agricultura, a assinatura dessa portaria é o coroamento de um grande esforço e demonstra a sólida parceria que temos com a Receita Federal. Esse esforço faz parte da estratégia delineada pelo Mapa de elevarmos a participação do agronegócio brasileiro no comércio mundial dos atuais 6,9%, para 10% no período de 10 anos. E queremos que 50% desse volume seja feito por empresas certificadas OEA”, afirmou Luís Eduardo Angel, secretário de Defesa Agropecuária do Mapa.

Segundo Rangel, pelo que ficou acordado na portaria, em 2017 será feito o primeiro piloto de Projeto OEA voltado para empresas do agronegócio, com foco no segmento da cadeia produtiva da carne. De acordo com o representante da SDA, a portaria, pelo seu princípio de reconhecimento mútuo dentro do Programa OEA, terá impactos não só nas exportações, como também nas importações de insumos agrícolas, por exemplo.

Comentários
Noticias Relacionadas
Publicidade
JUMASA
Facebook
Parceiros
Marli aparecida Dos Santos

meu nome é Marli Aparecida dos Santos moro em Ivinhema mato grosso do sul e estou a procura do meu irmão José Rogério dos santos que não temos noticias desde 2007.Por favor se alguém souber ou tiver alguma noticia favor entrar em contato pelo telefone (067) 9671-3411 Marli ou (67)9989-2917 Edvando. Muito obrigada