NOTICIAS

Prefeitura de Juína lança Projeto Calçada Livre: "O meu direito de ir e vir passa por "sua" calçada.

   07/12/2015
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura   

A Prefeitura de Juína, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS e CREAS, lançam o Projeto Calçada Livre, com o intuito de a princípio, sensibilizar o cidadão que a calçada pública é um bem comum do povo e que portanto, é ilegal colocar placas, mercadorias e/ou objetos que possam embaraçar ou impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres, em especial crianças, adolescentes, gestantes, pessoas com necessidades especiais e idosos.

 

De acordo com a Lei da Acessibilidade, Código de Trânsito Brasileiro, ABNT e outras normas, como por exemplo o Artigo 5º da Constituição Federal, qualquer pessoa deve ter o direito de chegar “confortavelmente” a qualquer lugar.

 

O Direito de ir e vir passa pela porta de casa, na calçada. Por isso, os passeios públicos da cidade têm a obrigação de cumprir o seu papel: possibilitar que qualquer cidadão possa transitar com autonomia e segurança.

 

De acordo com o Projeto, os que não cumprirem a legislação municipal ao ignorar a função da calçada: “possibilitar que o cidadão possa ir e vir com liberdade e segurança” e insistirem em ocupar irregularmente esse espaço, poderão receber sanções com base no Código de Posturas Municipal.

Comentários
Noticias Relacionadas
Publicidade
Facebook
Parceiros
Marli aparecida Dos Santos

meu nome é Marli Aparecida dos Santos moro em Ivinhema mato grosso do sul e estou a procura do meu irmão José Rogério dos santos que não temos noticias desde 2007.Por favor se alguém souber ou tiver alguma noticia favor entrar em contato pelo telefone (067) 9671-3411 Marli ou (67)9989-2917 Edvando. Muito obrigada