NOTICIAS

Ságuas integra a lista dos 150 parlamentares mais influentes do Congresso

   04/09/2015
   

O deputado federal Ságuas Moraes (PT) foi considerado parlamentar em “ascensão” entre

os que integram a lista dos 150 nomes mais influentes do Congresso Nacional, em 2015. A informação consta da tradicional pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), divulgada na segunda-feira (31.08) em Brasília. Da bancada de 11 parlamentares de Mato Grosso (oito deputados e três senadores), apenas três aparecem na lista, e Ságuas é o único considerado em “ascensão”.

De acordo com o Diap, entende-se por parlamentar em “ascensão aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento”.

O Departamento também informa que integra o grupo dos “em ascensão os deputados ou senadores que já fizeram parte dos “cabeças” (100 nomes mais influentes do Congresso) mas, por razões circunstanciais, perderam interlocução”.

PT

Ao todo o Partido dos Trabalhadores possui a bancada mais influente do Congresso Nacional. Embora tenha apenas 14,8% das cadeiras do Parlamento – 63 na Câmara e 13 no Senado, de um total de 513 parlamentares – na atual legislatura, o PT se destaca com 24% dos 100 nomes considerados “cabeças” do Parlamento brasileiro.

Dessa lista dos 100 parlamentares “cabeças” do Congresso, o PT possui 14 deputados e 10 senadores. O segundo colocado é o PSDB, com 14 parlamentares, sendo sete deputados – metade no número de deputados petistas – e sete senadores. Em terceiro lugar aparece o PMDB, que preside a Câmara e o Senado, com 12, sendo quatro deputados e oito senadores.

Entre os atributos que caracterizam os 100 mais influentes, o Diap considera “a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”.

Clique no link abaixo e confira na integra o levantamento do Diap, com todos os nomes dos parlamentares “cabeças” e em “ascensão”.

http://www.diap.org.br/images/stories/Cabecas_2015.pdf

Assessoria de Imprensa

Deputado Federal Ságuas Moraes (PT-MT)

Comentários
Noticias Relacionadas
Publicidade
Facebook
Parceiros
Marli aparecida Dos Santos

meu nome é Marli Aparecida dos Santos moro em Ivinhema mato grosso do sul e estou a procura do meu irmão José Rogério dos santos que não temos noticias desde 2007.Por favor se alguém souber ou tiver alguma noticia favor entrar em contato pelo telefone (067) 9671-3411 Marli ou (67)9989-2917 Edvando. Muito obrigada