NOTICIAS

Manifestantes protestam contra o governo federal em Cuiabá

   16/08/2015
Fonte: G1MT   

Manifestantes saíram em passeata contra o governo federal na tarde deste domingo (16), em Cuiabá, da Praça Alencastro, na região central da cidade, em direção à Praça Oito de Abril, passando pela Avenida Getúlio Vargas. A maioria deles vestia roupa verde e amarela. No início do protesto, fazia muito calor.

(O G1 acompanha a manifestação em tempo real)

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) informou que o protesto reuniu 14 mil pessoas. Já os organizadores do evento avaliam que 20 mil tenham participado do evento.

Policiais militares acompanham o ato. A secretaria, no entanto, alegou que o número de policiais não pode ser divulgado.

Na passeata, manifestantes carregaram caixão com foto da presidente (Foto: Renê Dióz/ G1)
Na passeata, manifestantes carregaram caixão com foto da presidente (Foto: Renê Dióz/ G1)

Aos gritos de 'Fora Dilma' e empunhando cartazes com frases de protesto, os manifestantes deixaram a praça mais de 30 minutos acima do horário previsto. Antes da saída, eles cantaram o hino nacional.

Durante a concentração, os participantes fizeram um enterro simbólico da presidente Dilma Rousseff. E, na passeata, carregaram esse caixão contendo uma foto da presidente.

"O brasileiro não é palhaço e está cansado de tanta corrupção. É por causa dela que mulheres, crianças, anciãos estão deitados nos prontos-socorros mal atendidos. Queremos mudança no país", disse o aposentado Marcos Aurélio Tenen.

O percurso que os manifestantes devem seguir tem cerca de 2 km, segundo os organizadores do evento, o grupo Gigantes Brasileiros.

Com o rosto pintado, jovem segura cartaz de 'Fora Dilma, Fora PT' em Sorriso (Foto: Rachel Rocha/ Centro América FM)Com o rosto pintado, jovem segura cartaz de 'Fora Dilma, Fora PT' em Sorriso (Foto: Rachel Rocha/ Centro América FM)

A caminhada durou menos de duas horas. Ao longo do percurso, algumas pessoas aderiram à manifestação. Conforme a polícia, cerca de 800 pessoas começaram a passeata e, ao final, o evento teve a participação de 14 mil.

Aposentado de 83 anos participou de manifestação em Barra do Garças (Foto: Ivan de Jesus/ Centro América FM)Aposentado de 83 anos participou de protesto em
Barra do Garças (Foto: Ivan de Jesus/ CAFM)

Para os organizadores, o número foi aquém da expectativa, de 30 mil. Luciano Passos, que integra o movimento 'Gigantes Brasileiros', contou que durante o percurso os participantes se sentiram intimidados por manifestantes pró-governo. "As pessoas se preocupam com a integridade física de suas famílias, em primeiro lugar. Isso foi uma afronta à população brasileira", declarou.

Em Mato Grosso, também foram realizados protestos em Sorriso, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis. Em Barra do Garças, o protesto reuniu cerca de 100 pessoas, segundo a Polícia Militar da cidade. A mesma quantidade de público foi registrada em Sorriso. Já em Rondonópolis o número foi menor, 30, de acordo com a polícia. Porém, os organizadores do evento estimam 50. E, em Sinop, mais de mil pessoas saíram às ruas, de acordo com os organizadores. A Guarda Municipal que acompanhou a passeata não quis informar a estimativa de público.

Enrolado na bandeira do Brasil, o aposentado Amarílio Carvalho, de 83 anos, conhecido como 'Velho Noel', foi um dos 100 participantes do protesto realizado em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá.

"Temos que mostrar para as crianças e jovens que o Brasil não é constituído só de políticos corruptos. Queremos que os políticos sejam austeros e incorruptíveis e luto pelo país que tanto amo", declarou.

Comentários
Noticias Relacionadas
Publicidade
Facebook
Parceiros
Marli aparecida Dos Santos

meu nome é Marli Aparecida dos Santos moro em Ivinhema mato grosso do sul e estou a procura do meu irmão José Rogério dos santos que não temos noticias desde 2007.Por favor se alguém souber ou tiver alguma noticia favor entrar em contato pelo telefone (067) 9671-3411 Marli ou (67)9989-2917 Edvando. Muito obrigada